terça-feira, 6 de setembro de 2011

Principais dúvidas sobre os miomas


1) Por que os miomas aparecem?

Os miomas aparecem por causas genéticas e seu crescimento se dá, quase sempre, por ação do estrógeno, hormônio produzido no ovário da mulher em idade reprodutiva. Por isso, quando a mulher entra na menopausa, é comum que os miomas diminuam ou desapareçam, pois não há mais produção de estrógeno.



2) Como é feito o diagnóstico?

Geralmente, por ultrassom e ressonância magnética.


3) Existem tratamentos além da cirurgia?

Existem medicamentos que diminuem o tamanho do mioma, mas esse tipo de tratamento é aplicado apenas como preparação para um procedimento cirúrgico – para diminuir o nódulo e ajudar na operação. Essa medicação induz o corpo a um estado semelhante ao da menopausa.


Um tratamento alternativo é a embolização do mioma. Trata-se de um procedimento que interrompe o fluxo de sangue para o tumor, fazendo com que ele encolha e evitando a cirurgia em alguns casos. Este tratamento é utilizado quando há contraindicações cirúrgicas ou quando a mulher já teve filhos e não deseja mais engravidar (existe um risco mínimo de que o procedimento cause necrose do útero).


4) Toda mulher pode desenvolver um mioma?

Sim. Após os 50 anos, as chances são de 50%.


5) Independentemente do tipo de mioma, ele pode evoluir para um câncer?

Os riscos são de 0,3% a 0,5%

.
6) É possível se prevenir contra os miomas?

Não. É uma condição genética.


7) Em que casos o mioma pode levar à retirada do útero?

Miomas de grande volume ou que causam muitos transtornos à mulher podem levar à retirada do útero – porém, só quando a paciente já tem filhos.

Fonte: Portal Feminino

Nenhum comentário:

Postar um comentário