segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Fique alerta aos sintomas do Mioma ou Mioma uterino




Hoje 50% das mulheres em idade reprodutiva têm o mioma ou mioma uterino. Destas, metade não apresenta nenhum sinal ou sintomas específicos da doença. Assim, na maioria das vezes o mioma é descoberto em exames de rotina, como uma casualidade. E algumas vezes, o mioma é diagnosticado devido ao aumento do tamanho do abdômen, que pode levar a mulher a pensar que apenas engordou um pouco ou até que está grávida.


Quais os sintomas do mioma?
Alguns miomas são assintomáticos. Quando os sintomas aparecem, os mais importantes são:

Alteração menstrual: há o aumento dos dias de menstruação, da quantidade de sangramento e da intensidade das cólicas menstruais. A cada menstruação, o fluxo é maior e há o aumento no número de absorventes utilizados.

Anemia: é ocasionada por sangramentos fora do período menstrual, às vezes com coágulos.

Aumento do volume do abdômen: É provocado pelo crescimento do mioma e, por essa razão, é mal interpretado como ganho progressivo de peso.

Compressão sobre a bexiga: leva à redução da capacidade de armazenar urina, levando a paciente a urinar com maior frequência.

Compressão sobre o intestino: leva à constipação intestinal (prisão de ventre), já que o útero pode comprimir o reto, dificultando a passagem das fezes.

Dor: surge à medida que o útero cresce e começa a comprimir estruturas e órgãos próximos, como na pelve, na região lombar, flanco e pernas. Além de incômodo durante a relação sexual.

Infertilidade: numa proporção muito pequena o mioma pode causar infertidade. Acomete com mais frequência pacientes com miomas uterinos, já que esse tumor pode levar a alterações (deformidades) do órgão que dificultam a implantação do ovo. Porém, isso não ocorre em todas as pacientes.

Aborto: é causado por miomas grandes, múltiplos e que causam deformidade da cavidade uterina. Aumenta-se o risco de complicações na gestação, como o aborto, principalmente quando a placenta encontra-se implantada sob um mioma.


Atenção:

Ao indício de qualquer um desses sintomas procure ajuda médica para orientações e o diagnóstico correto.

O diagnóstico do mioma pode ser feito pelo histórico da paciente e pelo exame físico realizado pelo ginecologista.
O diagnóstico poderá ser confirmado com exames de imagem, como a Ressonância magnética e o Ultrassom.


Nenhum comentário:

Postar um comentário